Vereadora propõe a criação do Centro Dia do Idoso

Nesta semana, a vereadora Elenir Maciel(PP) apresentou um requerimento solicitando ao Executivo Municipal a criação do Centro Dia do Idoso. O pedido foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores. Na justificativa, a vereadora Elenir disse que o objetivo é proporcionar a pessoa idosa e seus familiares, bem estar social, melhora da qualidade de vida e uma melhor integração social.

Com o aumento gradual da expectativa de vida, é inevitável que a população venha a se defrontar com maior incidência e prevalência desses tipos de condições físicas e mentais, muitas vezes coexistentes.

Esse impacto social tem representado grande desafio para a saúde pública, na medida em que o envelhecimento se manifesta por declínios das funções orgânicas dos indivíduos e tende a ser linear em função do tempo.

As pessoas idosas requerem cuidados cujas famílias, muitas vezes, não podem oferecer. É cada vez mais comum a situação de idosos semi-dependentes permanecerem sozinhos enquanto filhos, netos e parentes são obrigados a deixar suas casas para trabalharem ou estudarem.

Para que a qualidade de vida do idoso melhore, é necessário o comprometimento individual  e o apoio do setor público, por meio de infraestrutura e programas sociais.

Os demais vereadores se manifestaram durante a sessão de terça-feira, 22, em apoio ao pedido da vereadora Elenir.