Juíza Josiane diploma ”vereadores mirins” eleitos com o voto dos colegas do Colégio Sesi

Com o prestígio dos colegas, familiares e professores do Colégio Sesi de Francisco Beltrão, ontem à tarde foram diplomados os “vereadores mirins” vencedores da disputa eleitoral que aconteceu em junho — Engel Vitória de Souza Pereira, Priscila Yano Rutes, Maurício Matheus Franciscon e Pedro Botti Capellari.

Eles superaram outros quatro candidatos, num processo eleitoral que teve formação de partidos, escolha de candidatos, debates, recolhimento de propostas com a comunidade, urna eletrônica, fiscais e a supervisão da Justiça Eleitoral através do diretor do fórum, Arno Wolf, e sua equipe.

E os diplomas foram entregues no fórum, com a presença da juíza eleitoral Josiane Catusso Lopes de Oliveira, do coordenador educacional Sesi/Senai Marcos Maria, e do dirigente da Câmara de Vereadores Sílvio Araújo, que representou a presidente Elenir Maciel (PP), que não pôde comparecer porque a diplomação aconteceu no mesmo horário da sessão legilativa.

Nos pronunciamentos de Josiane, Sílvio e Marcos, a alegria pelo sucesso da experiência e o desejo de bom trabalho para os jovens — que a partir do ano que vem acompanharão as sessões da Câmara e terão orientação para propor projetos. “É importante a vivência do processo eleitoral”, resumiu Josiane.

Eles também elogiaram a iniciativa do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e do Sistema Fiep por estimular o espírito eleitoral dentro das escolas.

O objetivo do projeto, basicamente, é despertar a importância da atuação política e o exercício do controle social sobre a gestão pública.

A iniciativa – que ganha importância especial neste ano de eleições – mobilizou 2,2 mil alunos de oito colégios do Serviço Social da Indústria (Sesi), em oito municípios paranaenses — além de Beltrão e Pato Branco, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu.

O TRE ministrará cursos nesses oito municípios para preparar os “vereadores mirins” e seus colegas, em quatro grandes temas: o papel fiscalizador do vereador; orçamento público; cidadania e transparência; e controle social.

Cinco partidos, oito candidatos, na eleição de junho no Sesi de Beltrão

Priscila Yano Rutes PVS – Partido Vida e Saúde

Maurício Matheus Franciscon PEPC – Partido Educação, Profissionalização e Cultura

Maria Eduarda Claro PLRD – Partido Liberdade, Respeito e Dignidade

Manuela Cristofoli Prigol PLRD – Partido Liberdade, Respeito e Dignidade

Engel Vitória de Souza Pereira PSPCV – Partido da Segurança Pública e Combate à ViolênciaPedro Botti Capellari PSPCV – Partido da Segurança Pública e Combate à Violência

Eduarda Michelon PELICE – Partido do Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar

Isabela Castagnaro PELICE – Partido do Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar

 

                                                                                                                                                             fonte: Jornal de Beltrão

 

%d blogueiros gostam disto: