CRIADO CENTRO DE TREINAMENTO DE ESPORTES ADAPTADOS

– 19-09-2007 –

Três projetos e cinco requerimentos foram analisados nas Sessões Ordinárias promovidas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Duas matérias são do executivo. O projeto 65 foi aprovado por unanimidade. Autoriza a administração municipal adquirir terreno de 264 m2.    A área será usada para ampliação do Posto de Saúde da Família do bairro São Miguel.

O projeto 61 altera disposições da lei do Estatuto dos Funcionários Municipais. A alteração refere-se a inspeção médica no caso de licença para tratamento de saúde. O vereador Irineu Miller, PT, apresentou três Emendas Modificativas, mas todas foram rejeitadas. As emendas receberam somente os votos do autor e do vereador Cleber Fontana, PMDB. O projeto foi aprovado em primeira discussão por maioria de votos, com voto contrário do vereador Miller.

Foi aprovado por unanimidade o projeto 15, do legislativo, da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, que cria o Centro Municipal de Treinamento de Esportes Adaptados para a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas atividades esportivas do município. O executivo deverá disponibilizar toda a infraestrutura necessária para a instalação do Centro e num prazo de 60 dias deverá regulamentar os critérios de funcionamento.

Também foi analisado o projeto 008 do legislativo, do vereador Irineu Miller, PT, que dispõe sobre a vedação e medidas a serem tomadas no âmbito da administração municipal para coibir a prática de assédio moral. Esse projeto foi rejeitado. Foram seis votos contrários e três favoráveis. Além do autor, também votaram a favor os vereadores Cleber Fontana, PMDB, e Elenir de Souza Maciel, PP. Os demais vereadores votaram contra. Com isso o projeto foi arquivado.

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade. Dois são da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP. Requereu envio de ofício parabenizando o padre Agenor Girardi pelos 25 anos de ordenação. Também pediu o envio de ofício parabenizando o padre Harry Van Briel pelos seus 48 anos de vida sacerdotal. Padre Harry esteve na Câmara acompanhando a sessão e vários vereadores se pronunciaram para parabenizá-lo pelo trabalho que realiza em Francisco Beltrão e região, onde está desde 1961.

A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, solicitou envio de ofício parabenizando a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação, escolas, universidades, creches e entidades que participaram do desfile de 7 de Setembro. O vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, reivindicou do executivo a ligação da rede de água em todos os poços artesianos perfurados no interior do município.

O vereador Adair Machado, PSDB, sugeriu a colocação de placas indicativas na esquina da avenida União da Vitória com a rua Bolívia, indicando as seguintes comunidades, com as respectivas distâncias: Nova Seção; Seção São Miguel; Vila Lobos; Volta Grande do Marrecas; Vargem Alegre; Seção Jacaré; Seção progresso; São Roque; Linha São Paulo e Linha Macagnan.

SEMANA FARROUPILHA

Na sessão de terça-feira, dia 18, foram prestadas homenagens ao tradicionalismo do Rio Grande do Sul em função da comemoração do Dia do Gaúcho, em 20 de setembro, e pela programação da Semana Farroupilha. Alguns coordenadores da programação Farroupilha que está em andamento em Francisco Beltrão compareceram no legislativo para falar sobre a importância de cultivar a tradição. O vereador Cleber Fontana, PMDB, usou a Tribuna para prestar as homenagens em nome do legislativo.

Elóis Rodrigues e Caludir Urbano da Silva, da equipe de coordenação da Semana Farroupilha, falaram sobre a programação e sobre o cultivo do tradicionalismo em Beltrão e região. Também responderam diversas perguntas dos vereadores. No final do encontro Adilson Barbosa fez uma apresentação especial de gaita, para coroar o encontro dos tradicionalistas com os vereadores beltronenses.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

A próxima Sessão ordinária da Câmara será segunda-feira, dia 24, às 18 horas. O presidente do Legislativo, Ivanir Tupi Prolo, PP, determinou para a pauta cinco projetos e um requerimento. Dois projetos serão votados em redação final. O 15, do legislativo, da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, cria o Centro Municipal de Treinamento de Esportes Adaptados. O 61, do executivo, altera disposições de lei municipal.

Os outros três projetos são do executivo e serão analisados em primeira votação. O 63 e o 64 referem-se à aquisição de terrenos que serão utilizados para a construção do Posto de Saúde da Família do bairro Pinheirão. O 68 denomina a via pública localizada entre a avenida Antonio de Paiva Cantelmo e a Julio Assis Cavalheiro, próximo da Unipar, de travessa Vergílio Fernando Serraglio. O requerimento é do vereador Cleber Fontana, PMDB.