AGENOR DE ALMEIDA É VULTO EMÉRITO

– 24-09-2008 –

O pioneiro e ex-vereador, por duas gestões, Agenor de Almeida, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão com o Título de Vulto Emérito do município. O projeto foi aprovado por unanimidade, nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana, dias 22 e 23 de setembro. Agenor de Almeida é natural de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.  Completou 81 anos em fevereiro deste ano. Chegou em Francisco Beltrão em outubro de 1.951, ou seja, há 57 anos.

Teve participação ativa na Revolta dos Colonos, em 1957, na época com 30 anos. Em 1964 fixou moradia no KM 20, interior de Francisco Beltrão. No mesmo ano foi eleito para o seu primeiro mandato de vereador, quando ainda não havia salário para os integrantes do Legislativo. Foi eleito pelo PTB, com 263 votos, e cumpriu o mandato de 1.965 a 1.968. Na época, vereador de Situação, no mandato do prefeito Antonio de Paiva Cantelmo, PTB.

Posteriormente foi Subprefeito do KM 20 nas gestões dos prefeitos Deni Lineu Schwartz, Antonio de Paiva Cantelmo e João Batista de Arruda. Exerceu o segundo mandato de vereador na gestão 1.989/1.992. Foi eleito pelo PDT, com 349 votos. Foi vereador de Oposição, na administração do prefeito Nelson Meurer, PP.

Agenor de Almeida foi casado com Ana Nicolodi de Almeida por 58 anos. Ela faleceu neste ano, vítima de acidente automobilístico. O casal teve cinco filhos. Um deles, Celso Almeida, também foi vereador em Francisco Beltrão. No final da sessão de ontem todos os vereadores usaram a Tribuna para destacar a trajetória política e de pioneirismo de Agenor Almeida, que compareceu ao Legislativo, junto com os seus familiares, para acompanhar a votação.

Outros dois projetos do executivo e dois requerimentos também foram aprovados por unanimidade. Um deles autoriza a criação e implantação de Zonas Especiais de Interesse Social e o outro institui o programa de prestação de serviços de exame laboratorial de investigação de vínculo genético de filiação por D.N.A. no âmbito do município de Francisco Beltrão. O objetivo é, através da saúde pública municipal, atender pessoas carentes quando a justiça requisitar a realização deste tipo de exame.

Os requerimentos solicitam envio de ofícios ao Senador Álvaro Dias, parabenizando-o pela iniciativa da publicação da revista comemorativa aos 50 anos da Revolta dos Posseiros, e para as entidades que participaram dos desfiles cívicos realizados neste mês na Cidade Norte e na avenida União da Vitória, também parabenizando pelo sucesso da iniciativa. Também foi apresentada uma Indicação, reivindicando a instalação de sistema de telefonia rural no Conjunto Gralha Azul, na comunidade de Santo Isidoro. São 16 famílias que estão solicitando o benefício.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

Os vereadores voltam a se reunir em Sessão Ordinária na próxima segunda-feira, dia 29, às 18 horas. Serão votados dois projetos. Um deles, do executivo, desafeta trecho da rua Apucarana. A outra matéria é um Projeto de Decreto Legislativo, da Mesa Diretora da Câmara, que regulariza obra edificada na avenida Luiz Antonio Faedo.