ELENIR REIVINDICA EQUIPARAÇÃO DE CARREIRAS

       A vereadora Elenir de Soiza Maciel, PP, apresentou requerimento, aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira, dia 3, reivindicando que a administração municipal elabore e encaminhe para a Câmara de Vereadores um projeto de lei tratando da equiparação de carreiras entre educadores infantis e professores municipais. Inclusive várias profissionais que atuam neste setor compareceram na Câmara para acompanhar o debate sobre o assunto e a votação da matéria.

       Ela explicou que a equiparação de carreiras é uma reivindicação justa e necessária, pois os estes profissionais exercem as mesmas funções dos professores. Também que visa garantir um plano de carreira condizente com a formação e a graduação dos educadores. Com a constituição do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, a Educação Infantil foi colocada como a primeira etapa da Educação Básica, abrangendo as crianças de 0 a 6 anos, concedendo-lhes um olhar completo, perdendo seu aspecto assistencialista e assumindo uma visão e um caráter pedagógico. Com isso os professores que até então tinham uma pequena formação ou nenhuma passaram a ser cobrados, sendo exigida a sua formação para atuar dentro dos centros de educação Infantil.

       Para ela, hoje os professores não são valorizados e nem reconhecidos como deveriam ser, não são remunerados de acordo com suas responsabilidades e tarefas, o número de alunos em sala de aula é grande na maioria dos centros de educação infantil, o que impede o acompanhamento individualizado do aluno e um ensino realmente de qualidade. Com estes argumentos ela espera que o pleito seja atendido o mais breve possível pela administração municipal.

%d blogueiros gostam disto: