LEI PROÍBE NARGUILE EM LOCAL PÚBLICO

O vereador José Adair Brizola, PSL, está protocolando um projeto de lei na Câmara de Vereadores proibindo o uso do Narguile em local público no município de Francisco Beltrão bem como proíbe a comercialização para menores de 18 anos. A matéria determina que em caso de desrespeito da lei, será feita a apreensão do material. O Narguile é um cachimbo de origem oriental utilizado para fumar essenciais ou tabaco.

Os estabelecimentos comerciais também deverão manter o Narguile em local isolado e distante de gêneros alimentícios. Em caso de infração, coso da venda para menores, o estabelecimento fica sujeito a multa de sete Unidades de Referência do Município, URM, cassação do alvará de funcionamento por até dois anos e até mesmo o fechamento definitivo.

Brizola argumenta que o objetivo é colaborar para que os jovens não usem fumo ou outras drogas, que causam males à saúde. Também destaca que a juventude vem modificando seus hábitos e o cachimbo Narguile é considerado um modismo entre os jovens, com fumo aromático ou não, e está cada vez mais presente em festas, bares e outros ambientes públicos.

Também enfatiza que a inalação é perigosa e quando misturado com bebidas altera a conduta normal da pessoa. Outro fator preocupante, segundo Brizola, é que o Narguile está sendo utilizado com Maconha e Crack. O Narguile é mais tóxico e mortal que o cigarro. Uma hora fumando equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. Além de causar dependência, também pode provocar inúmeras doenças como hepatite, herpes, câncer de estomago, esôfago, boca, bexiga, pulmão e doenças cardíacas e neurológicas como o infarto e o derrame cerebral. O projeto vai tramitar nas comissões permanentes e depois será debatido e votado em plenário.