60 anos de Exército Brasileiro em Francisco Beltrão

A Câmara de Vereadores organizou uma homenagem ao 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, de Francisco Beltrão, nesta terça-feira, 05, após a sessão ordinária, no plenário. O major Luiz Fernando Coradini como o comandante do 16º ECM recebeu uma placa, em forma de reconhecimento aos serviços prestados e pelos 60 anos do exército brasileiro na cidade. A homenagem foi apresentada através de requerimento da vereadora Elenir Maciel(PP) e aprovada por todos os vereadores. Na justificativa, Elenir, que também é presidente da Câmara de Vereadores, ressaltou a importância do Exército Brasileiro para a cidade, ou seja, acompanhando o crescimento de Francisco Beltrão.

O prefeito Cleber Fontana(PSDB) também esteve no evento e relembrou a presença do Exército em atos como a Guerra dos Posseiros, de 1957, e apoio na criação da Colônia Agrícola Nacional General Osório (Cango), entre outras ações, como o combate ao surto do mosquito Aedes Aegypt, em 2011.

Ao major Coradini coube a função de valorizar seus soldados e oficiais, que estão no dia a dia planejando, pensando e trabalhando para uma sociedade cada vez melhor, sempre baseado em seus princípios ou valores éticos e morais. “Ao longo de 6 décadas, o Quartel da Cango é testemunha da evolução de Francisco Beltrão, de pequena vila isolada, para uma pujante e próspera cidade, no coração do Sudoeste. Por seus portões ingressaram gerações de cidadãos que aqui cumpriram seus deveres com a Pátria. Hoje, em contínua evolução junto com a região, o Quartel da Cango incorpora novas tecnologias e amplia suas capacidades como eterno Sentinela do Sudoeste”, destacou o major Coradini.

Mais eventos

Na próxima terça-feira, 12, a Câmara vai prestar homenagens ao 21º Batalhão de Polícia Militar, 19ª Subdivisão de Polícia Civil, 6ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental e 3º SGBI Corpo de Bombeiros. No dia 19 de setembro para 30ª Ciretran, Debetran, Conselho Comunitário de Segurança e Associação de Vigilantes.