Câmara de Vereadores presta homenagens para mais cinco instituições

O poder legislativo de Francisco Beltrão realizou na última terça-feira, 19, mais uma sessão solene para homenagear as instituições que são ligadas à segurança pública. Desta vez, receberam uma placa, o Debetran, 30ª Ciretran, Associação dos Vigilantes, Penitenciária Estadual e Conselho Comunitário de Segurança. Cada um dos representantes das entidades, recebeu das mãos da presidente do legislativo, Elenir Maciel(PP) e do vice-prefeito Antonio Pedron(PSC) o reconhecimento pelos serviços prestados à população de Francisco Beltrão.

A cerimônia foi rápida e contou com a presença dos 13 vereadores, de agentes do Debetran, servidores municipais e da penitenciária estadual, além de membros das entidades homenageadas, população em geral e a imprensa.

A chefe do Debetran, Marilda Galvan Ribeiro agradeceu a placa oferecida pela Câmara de Vereadores e ressaltou o apoio recebido da Administração Municipal, pois são poucas as cidades paranaenses que municipalizaram o trânsito local, e Francisco Beltrão foi um dos pioneiros a tomar esta atitude, mesmo sabendo que são muitos os desafios diários.

Já a Associação dos Vigilantes tem como presidente o senhor Marcos Constantino, mas no evento foi representado pelo tesoureiro Emir Dalaqua, que destacou a importância dos vigilantes em todos os setores, e especialmente em eventos como a Expobel. Ele disse que os membros da associação ficaram muito felizes com a homenagem do Poder Legislativo.

O chefe da 30ª Ciretran, Valdeci Priester confirmou que as instituições ligadas a segurança pública precisam trabalhar unidas, para poder oferecer o melhor serviço para a população. Em nome do Detran-PR e do diretor estadual, Marcos Traad agradeceu a lembrança feita pelos vereadores beltronenses.

A Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão também recebeu uma placa. Na ocasião, o vice-diretor Marcio Roberto Iansen utilizou a tribuna para convidar a população para conhecer a estrutura da penitenciária. Ele reforçou ainda, que graças ao empenho de todos os profissionais que atuam na unidade, a penitenciária estadual de Francisco Beltrão foi a única que não sobrou rebeliões. Iansen destacou que a unidade tenta ressocializar os presos, oferecendo diversas atividades, desde educacional até profissional, para amenizar o sofrimento dos presos que ficam fechados na penitenciária.

Apesar de ser um dia de festa e de homenagens, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Waldemi Fernandes fez questão de lembrar ao poder público municipal que os membros do conselho são voluntários e não tem atividades de arrecadação de recursos. Mesmo assim, pagaram recentemente uma taxa de funcionamento, que ultrapassa os R$ 2 mil. “Todos do conselho são voluntários, não temos dinheiro para aplicar os projetos que são elaborados nos encontros. Fazemos aquilo que é possível, dentro das nossas condições. Receber uma placa da Câmara de Vereadores pode ser uma injeção de ânimo nos conselheiros”, afirmou Waldemi.

Por fim, o vice-prefeito Antonio Pedron colocou a Administração Municipal à disposição de todos e parabenizou as instituições homenageadas, afirmando que esse agradecimento era em nome dos quase 90 mil beltronenses.

Com este evento, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão fecha um ciclo de homenagens, que contou com a entrega de 14 placas, para instituições que são ligadas à segurança pública, e para o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, que comemora em 2017, 60 anos de atuação do Exército Brasileiro em Francisco Beltrão.