Aprovada a criação do Memorial de Francisco Beltrão

Para garantir o zelo com o acervo histórico, cultural, social e político de Francisco Beltrão, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei, do legislativo, que cria o memorial de Francisco Beltrão. A proposição é do vereador Silmar Gallina(PSDB) e aprovado por unanimidade nesta semana. O intuito deste projeto é construir um acervo documental, bibliográfico e fotográfico do município, a fim de desenvolver e impulsionar o patrimônio da cidade.

Silmar garante que o objetivo é preservar as memorias de Beltrão para as futuras gerações. “Esse projeto é mais do que um dever social, é também proporcionar às novas gerações um direito constitucional que prevê a preservação e o acesso à memória coletiva. E as pessoas podem nos ajudar a construir um memorial completo, com fotos, objetos e qualquer item que remeta a historia de Francisco Beltrão”, disse o vereador.

O departamento de cultura será responsável por catalogar, preservar, conservar e gerenciar o memorial de Francisco Beltrão. Na opinião do vereador, o Espaço da Arte é o melhor local para manter todo acervo da cidade, e que possivelmente será um ponto turístico e cultural de Francisco Beltrão.