ELENIR QUER UPMO TRANSFORMADA EM FUNDAÇÃO

– 22-10-2008 –

Um projeto e quatro requerimentos foram aprovados por unanimidade nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana, dias 20 e 21, pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Em redação final foi votado o projeto 62, do executivo, que autorizou a permuta de lote entre a prefeitura e a empresa MDA Participações. Requerimento do vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, reivindicou do executivo a execução de projeto para a ligação da rua Amazonas, que dá acesso ao Frigorífico Sadia, com a rodovia de acesso a Dois Vizinhos.

O vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, pediu o envio de ofício parabenizando os professores, diretores de escolas e das creches pela passagem do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, sugeriu a adoção de medidas para disciplinar o trânsito de cargas pesadas nas avenidas Porto Alegre e General Osório, principalmente entre as 18 horas e 07:30 da manhã. Segundo ela, a partir da construção do Contorno Leste, não justifica mais o transporte de cargas através do perímetro urbano.

Elenir também sugeriu que a UPMO, Unidade de Preparação de Mão-de-Obra, seja transformada em uma Fundação de Profissionalização. A medida possibilitaria a obtenção de recursos estaduais e federais para investimentos na UPMO, especialmente para a aquisição de máquinas e equipamentos para ministrar os cursos e pagamento dos profissionais que atuam como instrutores. Diversos vereadores se pronunciaram em apoio à reivindicação.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

A próxima Sessão Ordinária da Câmara será segunda-feira, dia 27 de outubro, às 18 horas. Serão votados dois projetos do Legislativo. O 16, dos vereadores Cleber Fontana e Irineu Miller, ambos do PT, cria o Conselho Municipal de Habitação de Francisco Beltrão e Institui o Fundo Municipal de Habitação. O 23, do vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, Declara de Utilidade Pública a Associação Casa de Apoio Irmão Cirilo.

Também foi aberto o período de apresentação de Emendas por parte dos vereadores para o Orçamento do Município para 2009. Após a apresentação de emendas, o projeto segue para as Comissões Permanentes e depois será debatido e votado em plenário, o que deve acontecer no final de novembro ou início de dezembro.