BAIRRO INDUSTRIAL PRESTIGIA SESSÃO DA CÂMARA

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão de segunda-feira, dia 30 de setembro, foi realizada no Centro Comunitário do bairro Industrial e teve boa participação das lideranças e da comunidade. Mesmo com a chuva, durante a tarde vários vereadores já estavam presentes, recebendo a população, que apresentou diversas reivindicações de melhorias para o bairro. Todos os pedidos terão o devido encaminhamento, especialmente para a administração municipal.

Na última segunda-feira do mês a reunião dos vereadores é promovida em um bairro ou localidade do interior do município, de forma alternada. Neste ano as sessões fora do recinto da Câmara foram realizadas no KM 20, Seção Jacaré, Nova Concórdia, bairro Pinheirinho, bairro Cristo Rei e no Industrial. Na sequência, em outubro, será no Assentamento Missões, em novembro no bairro Vila Nova e, em dezembro, no Jacutinga.

Na sessão foi aprovado por unanimidade projeto do Legislativo, do vereador Aires Tomazoni, PMDB, criando o Conselho e a Conferência Municipal dos Diretos de Pessoa com Deficiência. O principal objetivo é assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais. São consideradas com deficiência todas as pessoas com limitação ou incapacidade para o desempenho de atividade, englobando deficiências física, auditiva, visual, intelectual e múltipla. O conselho será um órgão de caráter deliberativo, composto por 16 membros titulares, representantes de órgãos e entidades.

Outros quatro projetos aprovados são do executivo. Dois deles autorizam a prefeitura a conceder direito real de uso de barracões industriais do município para empresas. Outro projeto abre crédito adicional no orçamento do município na ordem de R$ 10.527,51 para registro contábil de devolução de recursos de convênio. Mais um projeto aprovado abre crédito adicional no orçamento municipal no valor de R$ 46.927,72, com a mesma finalidade.

Através de requerimento a vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, sugeriu a abertura da rua Elias Scalco, até a avenida Miniguaçu, com a construção de uma ponte no Córrego Urutago. Segundo ela, a medida dará melhores condições de acesso para os moradores dos bairros Presidente Kannedy e Luther King. O vereador Roberson Fiera, PT, gestionou da Copel melhorias na rede de energia elétrica nas proximidades da avenida Roma, esquina com a rua Palmito, no bairro Jardim Itália, visto que constantemente é registrada falta de energia no local, especialmente nos horários de pico.

Através de Indicações o vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, reivindicou melhorias na estrada de Ponte Nova do Cotegipe, passando pela propriedade de Antonio Perez. Tupi e Valmir Dile Tonello, PMN, sugeriram para a administração municipal a aquisição de britadores de cascalho para as equipes que atuam no interior do município. O vereador Roberson Fiera pediu melhorias nas ruas Cabo Frio de Taubaté, no bairro Pinheirinho.