CASSAÇÃO DE MANDATO TERÁ VOTAÇÃO ABERTA

Projeto de Resolução apresentado pelos vereadores Alfonso Bruzamarello, PTB, Cleber Fontana, PSDB, Elenir de Souza Maciel, PP, Ivanir Tupi Prolo, PP, Paulo Grohs, PSDB, e Valmir Dile Tonello, PMN, que integram a Bancada de Oposição na Câmara, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 7. O projeto altera o Regime Interno da Casa e determina que as votações para perdas de mandatos de vereadores, prefeito e vice prefeito tenham votação aberta. Atualmente, por lei, a votação é secreta.

Os autores alegam que a votação aberta é mais democrática e transparente. Também enfatizam que não se admite mais que parlamentares se refugiem no voto secreto para se eximir de prestar contas à sociedade. A partir da promulgação da lei,  permanecerão secretas somente as votações para concessão de honrarias, prestações de contas do executivo e do legislativo, deliberação de vetos e de voto de repúdio. Porém, os autores do projeto admitem que futuramente podem adotar a mesma iniciativa para estas votações que ainda permanecerão secretas.

Em redação final foi aprovado projeto do executivo que institui o Plano de Cargos, Carreira e Valorização do Servidor Público da prefeitura. Os vereadores voltam a se reunir em Sessão Ordinária nesta terça-feira, às 18h00. Após a sessão, será prestada homenagem para Elóis Rodrigues, que receberá uma Moção de Aplauso do Poder Legislativo pelos relevantes serviços prestados no comando da Delegacia da Receita Federal em Francisco Beltrão.

INDICAÇÕES

Na sessão desta segunda-feira os vereadores também apresentaram algumas reivindicações através de Indicações para o executivo. Ivanir Tupi Prolo, PP, pediu melhorias na estrada que dá acesso à propriedade de Domingos Ribeiro, na Linha União. Também sugeriu a colocação de redutores de velocidade em frente a igreja da Linha Hobold. O vereador Paulo Grohs, PSDB, gestionou recapeamento asfáltico nas ruas das Garças,  das Araras, dos Papagaios e dos Pardais, no bairro Luther King.

A vereadora Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, solicitou a recuperação da estrada vicinal da comunidade de Barra escondido e a colocação de tubos na propriedade de Dolores Nespole. Reivindicou ainda diversas melhorias na rua Resende, na Cidade Norte, como melhorias na iluminação pública, recapeamento asfáltico, reconstituição das calçadas, colocação e melhorias nos meios-fios, limpeza e abertura de bocas de lobo.