DEFINIDAS PRIORIDADES NA ÁREA DE SEGURANÇA

O imediato aumento no efetivo das polícias Civil e Militar e a construção de um Centro de Recuperação de adolescentes em Francisco Beltrão foram eleitos como prioridades no setor de segurança pública do município. O tema foi debatido na tarde de terça-feira, dia 1º, na Câmara de Vereadores. A reunião organizada pelo Legislativo contou com a participação de representantes das forças policiais, políticas e de diversas outras entidades.

O próximo passo será mobilizar o maior número possível de entidades para encampar as reivindicações e convocar uma Audiência Pública com a participação de lideranças locais, representantes políticos do município nas esferas estadual e federal, comandos estaduais das polícias Civil e Militar e da Secretaria de Segurança Pública. Além de dar sequência ao debate, também será feita a entrega oficial do documento reivindicatório.

O objetivo do encontro desta semana foi debater os problemas mais comuns verificados atualmente no município e as carências existentes na área de segurança. Arrombamentos, furtos e roubos são ações da criminalidade que geram grande preocupação. No entanto, pelos relatos dos representantes das polícias Civil e Militar, a falta de material humano tem impedido uma ação de prevenção. Inclusive tem obrigado as autoridades policiais e priorizarem a resolução dos crimes considerados mais graves. Com isso, foi decidido pela ampliação da mobilização em prol da segurança do município.

Participaram da reunião representantes da Câmara de Vereadores, Administração Municipal, Promotoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Segurança, Associação Empresarial, CDL, Câmara de Segurança do município, Observatório Social, Penitenciária Estadual, Administração Municipal, Conselho Tutelar e imprensa.
No caso da Câmara estiveram presentes os vereadores Alfonso Bruzamarello, Cleber Fontana, Elenir de Souza Maciel, Ivanir Tupi Prolo, Maria de Lourdes Pazzini, Paulo Grohs, Roberson Fiera e Valmir Dile Tonello.