ROBERSON PEDE APOIO PARA AGROINDÚSTRIAS

O vereador Roberson Artifon Fiera, PT, sugeriu para a administração municipal que o município faça a adesão ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local, CONSAD, que tem atuação no Paraná e Santa Catarina. A medida possibilitará o credenciamento das agroindústrias dentro dos padrões e normas técnicas do SUASA, Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, do Ministério da Agricultura, possibilitando que estas empresas comercializem seus produtos em todo o Brasil.

O CONSAD visa articular e estimular ações nos municípios consorciados para viabilizar programas de segurança alimentar e de desenvolvimento, envolvendo arranjos sócio-econômicos socialmente justos, economicamente e ecologicamente sustentáveis e estruturando cadeias produtivas em processos cooperativos e solidários, além dos serviços de inspeção animal e vegetal de acordo com os princípios e definições da sanidade agropecuária, nos padrões e normas técnicas do SUASA,  que é um sistema integrado de inspeção no qual os serviços municipais, estaduais e federal deixam de atuar isoladamente e passam a fazer parte de um sistema único.

Dessa forma os produtos da agricultura familiar podem ser comercializados em todo o País, abrindo oportunidades de mercado. Para tanto, o município deve outorgar ao Consórcio a contratação de serviços de médicos veterinários, agrônomos e técnicos em alimentos, para fins dos procedimentos de inspeção, legalização de unidades e produtos de origem vegetal e animal, atendendo as normas para a comercialização, bem como realizar outros procedimentos inerentes ao seu plano de ação.

Francisco Beltrão possui, através do serviço de inspeção municipal, 25 estabelecimentos agroindustriais em atividades e outros cinco estabelecimentos com inspeção estadual. Com a inclusão do SUASA, é possível potencializar ainda mais as agroindústrias locais, ampliando suas áreas de comercialização para qualquer parte do País. Municípios vizinhos, como Marmeleiro e Verê, já fizeram a adesão ao consórcio. Inclusive Roberson se reuniu com Gilmar Garbim, (foto) diretor do Departamento Agropecuária da prefeitura de Marmeleiro, para levantar informações sobre o funcionamento do consórcio.