Câmara entrega título de Vulto Emérito para Agustinho Seleski

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão promoveu sexta-feira à noite, a sessão solene de entrega do título de Vulto Emérito para o empresário da radiodifusão Agustinho Seleski. O homenageado é diretor das rádios Princesa AM e Super Jovem FM de Francisco Beltrão e sócio-proprietário de mais cinco rádios na região. Além dos vereadores, a sessão contou com as presenças do prefeito Cleber Fontana (PSDB), do vice-prefeito Antonio Pedron (PSC) e do deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC), dentre outras lideranças, amigos e convidados do homenageado. O projeto de concessão do título foi aprovado por unanimidade em 2000, através de iniciativa do vereador Jair Link (PP – 1997-2000). Diversos vereadores daquela legislatura também compareceram.
Link foi o primeiro a fazer discurso e falou que: “Residir em Francisco Beltrão há 50 anos, desenvolvendo suas atividades na radiodifusão, pioneiro de Francisco Beltrão, pioneiro do Sudoeste do Paraná, tantas notícias boas e tantas desagradáveis que teve que levar ao conhecimento de vossas excelências. Fica aqui a nossa singela homenagem, que concedemos nessa noite pelo povo de Francisco Beltrão”.

A presidente do Legislativo, vereadora Elenir Maciel (PP), estendeu a homenagem a toda família de Agustinho Seleski e recordou que foi colega de classe do homenageado na década de 70. “Nos sentamos nos bancos escolares, o senhor já um intelectual e eu uma senhorinha levada, que gostava de fazer muita cantoria na sala de aula, mas estudiosa também. Éramos colegas no nosso querido e saudoso técnico de contabilidade na nossa querida cidade de Marmeleiro. É com muita alegria que agradeço a Deus de ter permitido essa honraria de lhe prestar essa homenagem e trazer para essa casa de leis nossos ex-vereadores que votaram e deram o título de Vulto Emérito.”

O prefeito Cleber Fontana também destacou qualidades do empresário. “Falar de seu Agustinho é falar de empreendedorismo, de homem visionário, pioneirismo, uma pessoa que mudou não só Francisco Beltrão, mas o Sudoeste do Paraná.”  E destacou que a homenagem é uma forma de agradecer em nome da população e em nome dos vereadores, “porque devemos muito a seu Agustinho Seleski, seus feitos, sua história, que recebeu a comenda mais alta que um paranaense pode receber, a Comenda de Pinheiro, amigo do Exército brasileiro, pessoa que onde vai nos orgulha, representando a radiocomunicação no Sul do Brasil”.

Seleski em seu discurso fez um resumo de sua história, mencionou amigos e familiares e destacou: “Só temos que agradecer, nós não fizemos nada mais que um paranaense, um brasileiro deve fazer por seu Estado, pelo seu País e sua região”.

*fonte: Niomar Pereira