UTFPR recebeu representante dos três poderes constituídos para atividade no campus

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a estrutura de organização dos poderes executivo, legislativo e judiciário, o curso de Licenciatura em Informática da UTFPR de Francisco Beltrão promoveu uma mesa redonda com o tema Os três poderes constituídos no Brasil. Participaram das discussões o vice-prefeito Antonio Pedron, representando o executivo; o juiz de direito da comarca de Francisco Beltrão, Ivan Buatim e o promotor do Ministério Público do Paraná, Flávio Carili Schmmidt, representando o poder judiciário; e os vereadores Camilo Rafagnin(PT) e Evandro Wessler(PPS) representando o legislativo. A mesa redonda foi mediada pela coordenadora do curso de Licenciatura, Maici Leite.

A atividade surgiu da demanda da disciplina Sociedade e Política no Brasil, ministrada pelo professor João Paulo Danielli. “A atividade foi muito produtiva e importante, pois nós não temos muito informações e conhecimento sobre as funções, os trabalhos e o papel de cada poder constituído, o legislativo, executivo e judiciário perante a sociedade. No momento em que vivemos com crises ideológicas, econômicas e políticas, nada melhor do que conversar sobre política, somente na participação ativa da sociedade que vamos construir uma sociedade melhor, humana e igualitária”, ressaltou.

Ao dar início a atividade o diretor-geral, Alexandre Alfaro, agradeceu aos convidados por aceitarem o convite e enfatizou “num momento conturbado como o que vivemos na política, com diversos escândalos, debater a política é fundamental, é discutir o bem comum para a sociedade”.

A mediadora trouxe um breve histórico da política no Brasil e afirmou “a política se refere à vida e aos objetivos da comunidade. Tratar de política é cuidar das decisões de interesse da coletividade. Política deveria ser a conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum”, argumentou. Após este momento cada um dos integrantes da mesa pode falar um pouco sobre o seu trabalho e as funções desempenhadas e ao fim os alunos puderam fazer perguntas acerca do tema.