“Vovô Sabe Tudo” é um projeto de valorização aos idosos

Foi aprovado nesta semana o projeto “Vovô Sabe Tudo”, que tem por objetivo usar a sabedoria e experiência dos idosos para fins educacionais, culturais e sociais. A proposição é da vereadora Fran Schmitz(PSDB) que pretende com o projeto, valorizar os idosos de maneira geral, criando um ambiente de convivência harmonioso entre os idosos e as crianças.

O projeto será realizado através de oficinas de aprendizagem e trabalho, já existentes ou a serem criados na rede de instituições públicas municipais de educação e cultura, de modo a valorizar e aproveitar, para benefício das novas gerações, o acúmulo de conhecimento profissional e de vida, daqueles que já passaram por situações semelhantes no decorrer da vida.

Para Francisco Beltrão a iniciativa é pioneira, mas o projeto já está sendo praticado em outras duas cidades brasileiras. “Santos/SP utiliza para o turismo, os vovôs fazem visitas com os turistas na cidade explicando a história, como é que surgiu a cidade. Rondonópolis/MT utiliza o conhecimento no sentido de passar o ofício de vovô para criança, então eles vão nas escolas explicam o trabalho como é que era no seu tempo”, disse Fran. A secretaria de educação de Francisco Beltrão ficará responsável por recrutar e treinar os idosos que farão esse trabalho no município. “Os participantes, que devem ser idosos acima de 60 anos de idade, recebem um certificado de reconhecimento, de ajuda à sociedade. E então nesse sentido valorizar esses valores, esse desejo de fazer diferença para sociedade, acho que é isso às vezes está faltando nos dias de hoje”, finalizou a vereadora que espera a sanção do prefeito Cleber Fontana e a aplicação do projeto para o próximo ano.