CASA DE NUTRIÇÃO RECEBERÁ AUXÍLIO FINANCEIRO

– 14-11-2007 –

Dois projetos do executivo e quatro requerimentos foram aprovados por unanimidade nas duas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela  Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto 73 altera disposições da lei municipal do Conselho do Fundeb, aumentando de 8 para 9 o número de membros do Conselho. O 74 autorizou a prefeitura a conceder auxílio financeiro mensal de R$ 1.000,00 para a Casa de Nutrição Nossa Senhora da Glória, que serve cerca de 150 almoços ao dia para pessoas carentes. O valor da refeição é de R$ 2,00, porém, quem não pode pagar é servido da mesma forma.

Também estava em pauta o projeto legislativo dispõe sobre a criação e inclusão da disciplina OSPB-MORAL E CÍVICA no ensino fundamental nas escolas de Francisco Beltrão. Esse projeto foi apresentado pelo suplente de vereador Luiz Carlos Santos da Silva, o Didio, PSDB, no período em que assumiu a função de vereador no legislativo beltronense. À pedido do líder do Governo no Legislativo, vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, o projeto foi retirado de pauta por 15 dias. Kidinho explicou que foi feita uma consulta junto ao Núcleo Regional de Ensino a respeito da legalidade da matéria e como o Parecer ainda não foi emitido, solicitou a retirada da matéria por mais duas semanas.

A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, solicitou envio de ofício ao Banco do Brasil pedindo informações sobre o andamento do projeto para implantação de um posto avançado do banco na Cidade Norte. Inez e Elenir de Souza Maciel, PP, requereram o envio de ofício ao Cesul, parabenizando pela implantação do Cedimur, Centro de Estudos dos Diretos da Mulher.

Outros dois requerimentos aprovados são da vereadora Elenir de Souza Maciel. Reivindicou asfaltamento e mutirão de limpeza em todas as ruas do bairro Luther King, que dão acesso às ruas Marília e Mandaguari. Também pediu asfaltamento nas ruas Canário, Uirapuru, Gaivota e João de Barro, no bairro Miniguaçu. O vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos apresentou duas Indicações. Sugeriu que a administração municipal viabilize um veículo para a Casa Abrigo Anjo Gabriel e a realização de reformas na pinguela que liga a comunidade de Linha Gaúcha com a localidade de Linha Jandira.

Através de Indicação a vereadora Inez de Oliveira Santos, reivindicou a construção de bancos nos pontos de lotação da cidade, em especial no bairro Jardim Floresta. A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, solicitou a realização de mutirão de limpeza nas ruas Canário, Uirapuru, Gaivota e João de Barro, localizadas no bairro Miniguaçu.

HISTÓRIA DO VARZEANO

O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, presidente da Câmara, usou a Tribuna para lançar um projeto que visa resgatar a história do Campeonato Municipal Varzeano de Beltrão. Através de sua iniciativa e da Unibel, União das Associações de Moradores, será feito um trabalho para resgatar fotos históricas sobre o campeonato municipal de Beltrão. Quem possui fotos e têm histórias a respeito do Varzeano deve procurar o vereador Tupi ou a Unibel para colaborar com este trabalho, que deve resultar em uma publicação sobre o Campeonato Municipal de nossa cidade. Tupi também elogiou os organizadores e participantes do Encontro Municipal de Grupos de Idosos, realizado no último sábado, dia 10, no Centro de Eventos, e que contou com a participação de mais de duas mil pessoas.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

Na próxima segunda-feira, dia 19, a Câmara volta a se reunir em Sessão Ordinária, às 18 horas. O presidente do Legislativo, Ivanir Tupi Prolo, determinou para a pauta a votação de quatro projetos do executivo e um requerimento. O projeto 77 desafeta área de terra no bairro Novo Mundo. O 78 trata da permuta de lote, visando incorporar mais um terreno ao Parque Alvorada. O projeto 79 abre crédito adicional no Orçamento, R$ 435 mil, recursos que serão utilizados pelas secretarias de Urbanismo e Ação Social. O projeto 80 autoriza a prefeitura a conceder auxílio financeiro de R$ 27 mil para a Abevi, Associação Beltronense de Vitivinicultores. O requerimento é do vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos.