CLEBER DEFENDE MOBILIZAÇÃO CONTRA PREÇO DO PEDÁGIO

– 21-11-2007 –

Cinco projetos do executivo e dois requerimentos foram aprovados por unanimidade nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto 77 desafeta área de terra no bairro Novo Mundo. O 78 trata da permuta de lote, visando incorporar mais um terreno ao Parque Alvorada. O 79 abre crédito adicional no Orçamento, R$ 435 mil, recursos que serão utilizados pelas secretarias de Urbanismo e Ação Social.

O projeto 80 autorizou a prefeitura a conceder auxílio financeiro de R$ 27 mil para a Abevi, Associação Beltronense de Vitivinicultores. O projeto 84 autorizou suplementação orçamentária na ordem de R$ 1 milhão e 836 mil. O dinheiro será usado para o pagamento dos salários e encargos sociais dos funcionários municipais em relação a folha deste mês de novembro.

Um dos requerimentos aprovados é do vereador Irineu Miller, PT, que solicitou informações do executivo porque não foi realizado asfaltamento na avenida Paraná, entre as ruas Guanabara e Giocondo Felipe, e na rua Brasília, próximo do Colégio Alliança. O vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, requereu da administração municipal a substituição da ponte de madeira por uma de concreto na comunidade de Lageado Grande, na estrada que liga esta localidade à Linha Jandira.

Os vereadores Irineu Miller, PT, Celmo Salvadori, PP, e Ivanir Tupi Prolo, PP, usaram a Tribuna para parabenizar o vereador Cleber Fontana, PT, que foi eleito “Vereador Destaque do Ano” na pesquisa realizada pelo Jornal de Beltrão, Associação Comercial e CDL. O vereador Cleber, por sua vez, falou a respeito da mobilização que está em andamento no Paraná para a redução do preço do pedágio. Ele defendeu a participação da comunidade da região neste movimento, visto que considera exagerado o valor cobrado pelas concessionárias que atuam no estado. Inclusive no dia 5 de dezembro serão realizadas manifestações em todas as praças de pedágio do Paraná.

SCHNEIDER PRESTA CONTAS

Na terça-feira, dia 20, os vereadores beltronenses receberam a visita do vereador Jandir Schneider, presidente da Acamsop 13, Associação de Câmaras Municipais do Sudoeste. Ele entregou uma agenda 2008 para cada vereador e apresentou um relato financeiro e de atividades da entidade realizadas neste ano. Schneider também anunciou que a festa de confraternização de fim de ano dos vereadores dos 27 municípios da microrregião de Beltrão será no dia 8 de dezembro, na Prainha de Cruzeiro do Iguaçu.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão Ordinária da Câmara de Beltrão será segunda-feira, dia 26, às 18 horas. Serão debatidos e votados dois projetos do executivo, dois do legislativo e dois requerimentos. O projeto 71 do executivo é relacionado ao Orçamento do município para 2008, estimado em R$ 86 milhões e 401 mil. O projeto de orçamento recebeu 15 Emendas Aditivas, sendo sete da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, três da vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, três do vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, e duas do vereador Anizio Cezar Pereira, PMDB. O projeto 81 do executivo refere-se a alteração de disposições de lei municipal, incluindo mais entidades no Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O projeto 21, do Legislativo, do vereador Cleber Fontana, PT, suprime o parágrafo único do artigo 72 e o artigo 73 da Lei Municipal  que instituiu o Código de Posturas do município. A alteração é relacionada ao funcionamento dos supermercados aos domingos. O projeto 22, do vereador Adair Machado, PSDB, disciplina a instalação de postos de combustíveis e lava rápido, criando também a obrigatoriedade da execução de medidas preventivas de proteção ao meio ambiente, principalmente no sistema de armazenamento de combustíveis. Os dois requerimentos em pauta são da vereadora Atanázia Hellmann Pedron, PP.

Na próxima semana, além de duas Sessões Ordinárias, a Câmara também vai realizar uma Sessão Solene. Será no dia 30, sexta-feira, para a entrega do Título de Vulto Emérito para o diretor da Sadia, Bruno Müller. O projeto de concessão desta honraria é da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP. A Sessão Solene será na Associação dos Funcionários da Sadia, ás 20 horas.