CÂMARA AUTORIZOU DOAÇÃO DE TERRENO PARA O IAP

– 19-11-2008 –

Dois projetos do executivo e dois requerimentos foram aprovados por unanimidade nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana, dias 17 e 18, pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto 63 concede auxílio financeiro de R$ 20 mil para a Associação Atletas do Futuro. Os recursos serão repassados até o final deste mês, em parcela única. O projeto 65 autoriza a prefeitura doar terreno de 968 m2 para o IAP, Instituto Ambiental do Paraná, para a construção da sede regional do órgão. O terreno se localiza ao lado do Parque de Exposições Jaime Canet Júnior.

O vereador Adair Machado, PSDB, requereu informações do executivo sobre o andamento do projeto que vai beneficiar a Escola Municipal Pedro Algeri. O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, requereu Voto de Pesar pelo falecimento de Severino Spada, ocorrido no dia 18 de outubro, no KM 20, interior de Beltrão. Severino morou naquela comunidade desde 1.962.

REUNIÃO COM CORDASSO

Após a sessão terça-feira, dia 18, os vereadores se reuniram com o prefeito Vilmar Cordasso, PP. O chefe do executivo comentou sobre os projetos que pretende remeter para análise da Câmara até o final do ano. Inclusive Cordasso solicitou o apoio dos vereadores em relação a alguns projetos que pretende elaborar, principalmente relacionados a aquisição de terrenos. Nestes quase oito anos de administração Cordasso sempre manteve contato com o Legislativo como forma de manter os vereadores informados sobre os principais atos da administração municipal.

EMENDAS ORÇAMENTÁRIAS

Nesta semana também foram apresentadas as 11 Emendas Aditivas ao projeto que trata do orçamento do município para 2009. Uma delas foi apresentada pelo vereador Irineu Miller, PT. A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, apresentou duas emendas. Outras duas são do vereador Anizio Cezar Pereira, PMDB. A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, apresentou seis emendas.

Elas serão debatidas e votadas quando o Projeto 59 do executivo, que trata do orçamento, entrar na pauta, o que vai ocorrer nos próximos dias. O orçamento para o ano que vem foi estimado em R$ 98 milhões e 592 mil. São R$ 91 milhões e 292 mil para os poderes Executivo e Legislativo. Os R$ 7 milhões e 300 mil restantes são para a seguridade social, que compreende a Previdência Social dos Servidores Públicos, PREVBEL. Hoje os vereadores voltam a se reunir às 18 horas. Os dois projetos aprovados ontem serão votados em redação final.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

O presidente do legislativo, Ivanir Tupi Prolo, PP, agendou a próxima Sessão Ordinária para segunda-feira, dia 24, às 18 horas. Na pauta constam três projetos e dois requerimentos. O projeto 69, do executivo, trata da abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente. O projeto 22, do Legislativo, do vereador Irineu Miller, PT, veda a prática de assédio moral no âmbito do serviço público municipal. Projeto de Decreto Legislativo 008, da Mesa Diretora, referenda termo de convênio entre o município e o Colégio Nossa Senhora da Glória para que o colégio administre o Centro de Educação Infantil Diva Martins, no bairro Padre Ulrico. Os requerimentos são dos vereadores Celmo Salvadori, PP, e Inez de Oliveira Santos, PSDB.