LEI INCENTIVA O COOPERATIVISMO

       Nesta semana foi aprovado por unanimidade na Câmara um projeto do vereador Roberson Artifon Fiera, PT, instituindo a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo e Associativismo, compreendendo o conjunto de atividades exercidas pelo Poder Publico e pela iniciativa privada, que venham beneficiar direta ou indiretamente o setor cooperativista na promoção e no desenvolvimento social, econômico e cultural, reconhecido o seu relevante interesse publico. O objetivo é estimular a forma cooperativista como organização social, cultural e econômica nos diversos ramos de atuação, com base nos princípios gerais do cooperativismo e da legislação vigente, promover estudos, pesquisas, eventos, campanhas e orientações, de forma a contribuir com o desenvolvimento das atividades cooperativistas.

       Roberson destacou que o cooperativismo é uma doutrina que propaga o empreendedorismo, a valorização da pessoa humana, a democracia, o desenvolvimento social e econômico. Segundo ele, o ensino do cooperativismo pode refletir na formação de pessoas com mais consciência critica, valores democráticos e que sejam empreendedoras. Na Europa 45% da população é cooperativada, e, nos Estados unidos, 35%, enquanto que no Brasil são apenas 5%. A dificuldade de crescimento do setor envolve a combinação da falta de investimento em educação, o que estimula o não reconhecimento dos Poderes Públicos á especificidade do cooperativismo.

REQUERIMENTOS

       Através de requerimentos Roberson gestionou a instalação de um posto de atendimento do Corpo de Bombeiros na Cidade Norte. Trata-se de uma região composta por oito bairros e cerca de 20 mil moradores. Roberson lembrou que por parte do Corpo de Bombeiros já existe uma resposta positiva para o pleito. Ao município caberia a cessão de um terreno para que os Bombeiros implantem uma base na Cidade Norte. Também pediu envio de ofício ao DER, regional de Beltrão, pedindo melhorias no acostamento da rodovia, próximo do Posto Panda, e no acesso ao Distrito Industrial da Cidade Norte. Também ediu pavimentação asfáltica nas ruas Texas, Pedro Bordum e Acre, no bairro Antonio de Paiva Cantelmo.

%d blogueiros gostam disto: