SESSÃO DA CÂMARA NO BAIRRO VILA NOVA

       Na segunda-feira, 25, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou a 8ª Sessão Itinerante deste ano. Desta vez foi no Centro Social do Bairro Vila Nova, com a participação de quase 200 pessoas. Durante a tarde os vereadores estiveram no local conversando com lideranças e moradores do Vila Nova e dos demais bairros daquela região, principalmente com o objetivo de ouvir as reivindicações da comunidade. À noite, na sessão, foram debatidos e aprovados por unanimidade vários projetos e requerimentos.

       Um dos projetos, do vereador Brizola, PSL, proíbe o uso do Narguile em local público, bem como a comercialização e o uso por menores de 18 anos. Trata-se de um cachimbo de origem oriental usado para fumar essências ou tabacos. Outro projeto, do vereador Paulo Grohs, PSDB, altera a lei municipal de 1998 que concede gratuidade no serviço de transporte coletivo. A mudança visa beneficiar todas as pessoas portadoras de deficiência, inclusive os deficientes visuais.

       Três projetos são do executivo também foram aprovados. Todos são relacionados a concessão de direito de uso de barracões industriais. Uma empresa que atua na fabricação de portas e janelas de madeira poderá utilizar barracão com área de 2.800 m2 no Distrito Industrial Ulderico Sabadin. Empresa que fabrica utilidades domésticas em alumínio utilizará 200 m2 no Distrito Industrial Dante Manfrói. Para uma marmoraria serão destinados 2.589 m2 no Distrito Industrial Ulderico Sabadin.

                                                Reivindicações

       Representando os moradores do bairro, usou a Tribuna Sueli Zatera, que valorizou a presença dos vereadores no Vila Nova e apresentou sugestões de melhorias. Porém, o principal pedido é que sejam retomadas as parcerias do poder público com a comunidade para o desenvolvimento de projetos.        Também foram aprovados dez requerimentos apresentados pelos vereadores Brizola, PSL, e Elenir de Souza Macie, PP. São reivindicações para aquela região, que serão encaminhadas para a administração municipal.

       A vereadora Elenir protocolou as seguintes reivindicações: ampliação do horário noturno do transporte coletivo no bairro Jardim seminário, bem como a colocação de placas nos pontos de ônibus indicando horários e itinerários; substituição de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de sódio próximo da faculdade de filosofia, passando pelo acesso do Contorno Leste; extensão da rede de energia elétrica próximo da creche do bairro Jardim Seminário: implantação da rede de saneamento básico no Jardim Seminário, região da pedreira; substituição da tubulação e abertura de bocas de lobo nas regiões mais baixas do Jardim Seminário.

       Elenir também pediu a conclusão do Centro Comunitário do Jardim Seminário, inclusive com destinação de sala para o clube de mães, bem como gestionou espaço físico para os clubes de mães dos bairros Vila Nova, Presidente Kennedy e Luther King; construção de uma unidade de saúde no Jardim Seminário; recapeamento asfáltico na Alameda Colibrí e nas ruas Uirapuru, Angelina Rech e Antonio Marcelo; revitalização da praça Luiz Aldori Neves Fernandes, do bairro Vila Nova, além da revitalização da avenida União da Vitória, com portal, passeio, paisagismo, recape asfáltico e melhoria na iluminação.

       Outras sugestões são relacionadas a construção de capelas mortuárias nos bairros Vila Nova, Padre Ulrico e no Distrito de Nova Concórdia; instalação de uma praça de lazer entre os bairros Luther King e Presidente Kennedy; construção de playground nos bairros Kennedy, Luther King e Seminário; implantação de academias da terceira idade nos bairros Kennedy e Jardim Seminário; pavimentação com pedras irregulares na avenida Paraná, a partir da rua Tenente Camargo, e na rua ao lado do CMEI do bairro Luther King; recuperação dos brinquedos na praça do Vila Nova; construção de calçadas nas ruas próximas ao Colégio Estadual Beatriz Biavatti

       Ela também solicitou a colocação de placas de sinalização e de identificação em todas as ruas dos bairros Vila Nova, Jardim Seminário e Miniguaçu; ampliação da arborização no Vila Nova; redutor de velocidade na rua Canário, próximo do acesso ao Colégio Agrícola; recuperação das bocas de lobo da avenida União da Vitória; pintura de faixas de pedestres em toda a extensão da avenida União da Vitória; construção de muro na escola e colégio do Vila Nova, na divisa com o mercado; operação tapa buracos nas ruas dos bairros Vila Nova, Miniguaçu e Jardim Seminário; novas instalações para o funcionamento adequado do albergue, localizado no bairro Miniguaçu.

       O vereador Brizola apresentou os seguintes pleitos: sinalização horizontal em frente ao Parque de Exposições Jaime Cante Junior, na esquina da União da Vitória com a rua Peru; reconstrução de calçadas ao lado da igreja do bairro Vila Nova e colocação de redutor da velocidade na União da Vitória, em frente a igreja; melhorias da sinalização e conclusão do asfalto na rua Buenos Aires, bairro Miniguaçu; recapeamento asfáltico na rua Maringá; melhorias na sinalização e pintura de faixa de pedestres na rotatória da avenida União da Vitória, próximo da Unisep; recapeamento asfáltico  nas ruas do Seminário, João Cardoso de Arruda, Reinaldo Sass, Castro, Montevideo, Porto União e travessa Petronio de Morais, no bairro Miniguaçu.

       Brizola também pediu as seguintes informações para a secretaria municipal de Saúde; taxa de natalidade e mortalidade infantil, data de nascimento das crianças neste ano de 2013, nome dos profissionais que realizaram os partos, tipos de partos, número de abortos e hospital onde o procedimento foi realizado. O vereador Paulo Grohs, PSDB, propôs alteração no plano diretor através da criação de mais um bairro no loteamento próximo da indústria da Raffer, desmembrando do bairro São Miguel, e que seja denominado de bairro Raffer. Ivanir Tupi Prolo, PP, gestionou melhorias na estrada da Linha Burati, atrás das futuras instalações do CRE, no bairro Água Branca. Maria de Lourdes Pazzini reivindicou limpeza e implantação de passeios públicos na rua Clevelândia, atrás do CTG Recordando os Pagos.

%d blogueiros gostam disto: