VEREADOR QUER REGULARIZAR CONDOMÍNIOS RURAIS

Na Sessão Ordinária de terça-feira, 5, os vereadores beltronenses aprovaram  dois projetos e três requerimentos.  Um dos projetos aprovados, do Legislativo, de autoria do vereador Valmir Dile Tonello, PMN, autoriza o parcelamento de solo rural, ou seja, regulariza os condomínios rurais existentes no município. Foram cinco votos favoráveis e quatro contrários. Como a vereadora Lourdes Pazzini, PMDB, não estava na sessão e houve empate, o presidente Paulo Grohs, PSDB, precisou votar e se mostrou favorável.

Além de Paulo e do autor, também foram favoráveis Cleber Fontana, PSDB, Elenir de Souza Maciel, PP, e Ivanir Tupi Prolo, PP. Os votos contrários foram dos vereadores Aires Tomazoni, PMDB, Alfonso Bruzamarello, PTB, Brizola, PSL, e Roberson Fiera, PT. A matéria terá segunda votação na sessão de segunda-feira, dia 11. Neste caso o voto da vereadora Lourdes Pazzini será decisivo pela aprovação ou rejeição da matéria.

Também foi aprovado projeto do executivo, alterando lei municipal. A matéria trata da remuneração de médicos, dentistas e enfermeiros, com valor diferenciado, para trabalho nos finais de semana e feriados. A administração municipal alegou que os valores praticados estavam defasados, trazendo dificuldade na contratação destes profissionais para trabalhos de plantão na área de saúde pública.

Através de requerimentos o vereador Brizola, PSL, solicitou envio de ofício aos deputados estaduais da região para que os mesmos intercedam junto a secretaria de Segurança Pública para a implantação de uma UPS, Unidade Paraná Segurança, ou um módulo policial, no bairro Pdare Ulrico. Também sugeriu que a administração municipal crie a secretaria municipal de Segurança Pública. A vereadora Elenir de Souza Maciel sugeriu que o espaço físico onde está instalado o CRE, Centro Regional de Especialidades, no bairro Alvorada, passe a ser utilizado pela 8ª Regional de Saúde com os seus respectivos órgãos. Em breve o CRE vai se transferir para novas instalações.

Outros pleitos foram feitos através de Indicações. O vereador Dile Tonello reivindicou a instalação de Academias da Terceira Idade nas Vilas Rurais Gralha Azul e Água Viva. Roberson Fiera pediu melhorias na estrada vicinal que passa pela propriedade de Arino Lago, na Água Vermelha. O vereador Brizola fez as seguintes reivindicações: cascalhamento no acesso ao Vila Parque, no KM 8; melhorias na galeria fluvial na rua Antonio Marcelo, em frente ao número 1824; implantação de um ponto de ônibus na rua Parigot de Souza, em frente a Farmácia Municipal; limpeza no final da avenida Guiomar Lopes, bairro São Miguel, próximo da trincheira; sinalização, pintura de faixas e colocação de redutores de velocidade na rua Odosio Maria, no bairro Cantelmo.