CÂMARA PRESTA HOMENAGEM PARA POLICIAIS

Somente matérias do Legislativo foram aprovadas na Sessão Ordinária de terça-feira, 4, na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Uma delas, dos vereadores Brizola, PSL, e Elenir de Souza Maciel, PP, é uma Moção de Aplauso para os Policiais Militares do 21º Batalhão que participaram da operação realizada no dia 21 de outubro, que evitou uma rebelião na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão.

Os proponentes lembram que a intervenção da Policia Militar foi elogiada por toda a sociedade sudoestina e alvo de comentários dignificantes em redes sociais, pois os PMs, com coragem e técnicas não letais, impediram uma Rebelião. Também evitaram que ocorresse uma fuga em massa, a qual colocaria em risco toda a sociedade. A solenidade para a entrega desta Moção será no dia 18 de novembro, no plenário da Câmara.

A homenagem será prestada para o Tenente Rodrigo de Souza Coentro e para os policiais Fabricio Gonçalves; Fábio Ricardo Marion; Fernanda Renata Ferreira Bora; Rafael Nesi; Renato Grecco Ferreira; Mauricio Stein Claudino; Leandro Bianchini da Silva; Bruno Gabriel Thomazoni; Alexsandro Machado e Elizandra Cordeiro de Carvalho.

Outros pleitos foram feitos por meio de Requerimentos. Brizola e Elenir solicitaram envio de ofício para a secretaria estadual de Segurança Pública, comando geral da Polícia Militar do Paraná, Deputado Estadual Ademar Traiano, PSDB, Líder do Governo na Assembléia Legislativa, e Major Samir Wassouf, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, pedindo a implantação da Patrulha Rural Comunitária para atender o interior de Francisco Beltrão e dos demais municípios da região.

Os vereadores que integram a Comissão Interna Especial de Saúde da Câmara requereram envio de ofício para a secretaria municipal de Saúde solicitando os motivos pelos quais o Hospital São Francisco está funcionando com licença sanitária administrativa. Também querem ter acesso ao relatório mais recente da Vigilância Sanitária para saber as irregularidades constatadas durante vistoria realizada no hospital, além das providências adotadas para sanar os problemas. Segundo os vereadores, são constantes as reclamações e denúncias de usuários em relação ao mal atendimento, falta de higiene e desrespeito aos pacientes e acompanhantes.

O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, pediu envio de ofício para a empresa de telefonia OI gestionando melhor qualidade na prestação do serviço de telefonia fixa no KM 20 e demais localidades do Distrito. Conforme Tupi, os problemas mais comuns são falta de sinal, interferência durante as ligações e interrupções de chamadas. Ele lembra que a telefonia é de suma importância para os moradores do interior e é fundamental que a empresa tome as providências para resolver os problemas.

Também através de Requerimento o vereador Paulo Grohs, PSDB,  solicitou informações da administração municipal sobre o processo licitatório para a construção de um novo poço artesiano na comunidade do Rio Tuna, bem como o andamento da obra. Também quer saber a situação da licitação da obra da casa de cloração do poço já existente, a documentação do comodato que cede para o município a utilização do poço e autoriza investimentos, quando necessários. A prefeitura tem prazo de 15 dias para fornecer as informações.

Uso da Tribuna

No final da sessão usou a Tribuna do Legislativo Morgana Araujo, coordenadora da Coohabel, Cooperativa Habitacional Beltronense, que foi convidada pelo vereador Ivanir Tupi Prolo, PP. Ela repassou informações sobre a situação dos loteamentos coordenados pela cooperativa, principalmente sobre o projeto de construção de casas no Bairro Água Branca. Morgana também respondeu perguntas formuladas pelos vereadores. Em sua fala destacou que a cooperativa tem por objetivo proporcionar aos associados a aquisição de terrenos para construção da sua casa própria ou edificações coletivas. Também pode desenvolver loteamentos industriais cooperativados.