DEBATE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

A segurança pública foi tema de reunião na noite de quarta-feira, dia 19, no Centro Comunitário do Bairro Industrial. Participaram representantes do Conselho Comunitário de Segurança, Conselho da Comunidade, Polícias Civil e Militar, 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Penitenciária Estadual e Departamento Beltronense de Trânsito, Debetran. A Câmara foi representada pelos vereadores Alfonso Bruzamarello, PTB, morador do bairro, e Roberson Artifon Fiera, PT, um dos representantes do Legislativo no Conselho Comunitário de Segurança.

Estas reuniões estão sendo realizadas em todos os bairros, como forma de fomentar a adoção do programa Vizinhança Solidária e ouvir as reivindicações da comunidade. No caso do Industrial, a participação de lideranças e dos moradores foi excelente. As principais queixas são relacionadas a perturbação de sossego e consumo de drogas. Também foram apresentadas sugestões em relação ao trânsito, especialmente para coibir o excesso de velocidade.

Esta foi a última reunião deste ano nos bairros organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança. O roteiro de encontros será retomado em 2015. De acordo com Waldemi Fernandes, presidente do Conselho, a iniciativa vem apresentando excelentes resultados, principalmente para aproximar os beltronenses das autoridades de segurança pública. Sobre o programa Vigilância Solidária, ele informou que o projeto piloto no bairro Guanabara está funcionando bem e a meta é expandi-lo no próximo ano, até chegar a todos os bairros de Beltrão.