PROFESSORA E PIONEIRA SÃO HOMENAGEADAS

Na terça-feira, dia 11, após a sessão, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou solenidade para a entrega de placas de homenagens. Uma delas foi para a professora e instrutora de Libras Katiana Saretta, pelos relevantes serviços prestados às crianças com deficiência auditiva de Francisco Beltrão. A iniciativa é das vereadoras Elenir de Souza Maciel, PP, e Maria de Lourdes Pazzini, PMDB. Outra placa foi entregue para pioneira Anita Salmoria Barbieri, que reside há 67 anos em Francisco Beltrão. Neste caso a iniciativa é da vereadora Lourdes Pazzini.

Katiana Saretta estudou no Colégio Suplicy, na Classe Especial para Surdos. Em 2001 começou a trabalhar na escola, após ser aprovada em concurso público, na função de serviços gerais. No início de 2012, já formada em pedagogia, passou para a função de professora/instrutora de sinais para as crianças. Ela atua 20 horas semanais como instrutora e outras 20 horas como apoio para os alunos.

Anita Salmoria Barbieri, natural Gramado, Rio Grande do Sul, veio para Francisco Beltrão em 1947 e sempre residiu na Água Branca.  Hoje tem 91 anos e ainda trabalha de costureira. Trata-se de uma pessoa que ajudou a construir a história de Francisco Beltrão, com muito esforço e coragem. Como forma de reconhecimento, foi homenageada pelo Poder Legislativo. Além dos vereadores e das homenageadas, estavam presentes familiares, amigos, convidados e o prefeito Antonio Cantelmo Neto, PMDB.