Eduarda Bordignon vai receber Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores

Foi aprovada nesta semana, a Moção de Aplauso para a atleta beltronense Eduarda Bordignon, 17 anos, pelas conquistas alcançadas em cima de uma bicicleta. Neste ano, ela obteve o quarto lugar no mundial de BMX juvenil na China e vai disputar, em 2018, as Olimpíadas Juvenis, em Buenos Aires. Por esses feitos, a vereadora Fran Schmitz(PSDB) apresentou a moção de aplauso que foi prontamente aprovada por unanimidade pelos vereadores. A entrega da honraria para a atleta, está programada para o dia 05 de dezembro, após a sessão ordinária, no plenário da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão.

Perfil

Eduarda Bordignon tem 17 anos, nasceu, cresceu e residente atualmente em Francisco Beltrão, filha de Débora Cristina Penso Bordignon e Luiz Alexandre Bordignon (em memória).

Atleta de Bmx Freestyle, modalidade de ciclismo (saltos em rampas, com realização de manobras ).

Iniciou no Bmx com 11 anos de idade, desde pequena sempre manteve contato com a bicicleta, amava andar por vários lugares se sentindo livre. Quem sempre incentivou a Eduarda a gostar de bike e principalmente esportes radicais foi seu pai, um apaixonado por moto, bike, patins…

Em sua infância sempre andava nas redondezas da casa de sua avó, montando rampinhas com tijolo e algumas madeiras, e na esquina da rua dela tinha uma pista, onde sempre ia para ver os mais velhos que já andavam e praticavam o bmx, e claro, não deixava de andar.

Mesmo sem saber que “andar e fazer manobras de bicicleta” era um esporte, já possuía um grande amor pelo bmx sem mesmo saber.

Eduarda tinha uma caloi das “super poderosas” e com ela andava nas primeiras rampas, pulava as primeiras calçadas. Depois de vários anos, conseguiu convencer a família à ganhar uma bicicleta estilo bmx, então ganhou sua primeira bicicleta adequada para a prática do bmx do seu avô e assim com a evolução a partir do tempo foi guardando dinheiro e podendo comprar outra bike.

Trajetória

No inicio foi sempre para a pista acompanhada de seu avô, o qual esteve sempre disposto a ir acompanha-la, e ali cresceu e se desenvolveu dentro do esporte, sendo a única menina a praticar na região e com uma vontade imensa de conseguir cada vez mais manobras.

E sempre foi assim, de treino em treino, tombo em tombo, que foi evoluindo.

Participou de seu primeiro campeonato aqui em Francisco Beltrão, na categoria iniciante, competiu com 45 meninos, pois era a única menina a andar. Dentre todos os participantes da sua categoria, ficou em quinto lugar no pódium.

Além de outros, sua primeira viagem para um campeonato foi para Itajaí, onde conquistou o 3º lugar entre os meninos também.

2017

Este ano foi convocada para compor a Seleção Brasileira de Bmx Freestyle (única menina do brasil) e representar o Brasil no Mundial de Ciclismo na China e o Fise (copa do mundo da sua modalidade).

Lá conquistou o quarto lugar mundial na categoria juvenil e décimo quinto lugar mundial na categoria elite. Com esses resultados, teve o prazer de conquistar uma vaga para as Olimpíadas Juvenis em Buenos Aires 2018, um grande sonho que está se tornando realidade para Eduarda.

Está se iniciando um grande ciclo para esse esporte, pois recentemente foi incluso aos esportes Olímpicos já para a próxima edição em Tóquio 2020.

Além da bike, Eduarda é atleta de vôlei por Francisco Beltrão, sua grande paixão juntamente da bike entre outros esportes que ela pratica.