Vereadora sugere atendimento telefônico gratuito para gestantes

A vereadora Elenir Maciel(PP) sugeriu a viabilidade de se instalar uma central de atendimento telefônico na área da saúde, com um equipe especializada para atender as gestantes, cujo objetivo seria de esclarecer dúvidas, oferecer orientações , especialmente para as gestantes com potenciais fatores de risco. O nome do programa poderia se chamar de “Alô Mãe Beltronense” ou “Mãe Beltronense On Line”, de acordo com a sugestão da vereadora.

“O programa que sugerimos estudos a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de saúde deverá disponibilizar um número gratuito para o contato espontâneo das gestantes com a central – a qualquer hora do dia – para apresentar dúvidas, solicitar informações, queixas e pedidos de apoio. O programa deverá ser focado no acompanhamento de gestantes e crianças – em especial para aqueles com potenciais fatores de risco – que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), identificando os casos que necessitam de monitoramento individualizado”, explicou Elenir Maciel.

De acordo com a vereadora, na ligação com a gestante, o enfermeiro procurará saber sobre a frequência no pré-natal, exames realizados, intercorrências e dificuldades. Os problemas detectados serão comunicados aos responsáveis pela Atenção Básica e maternidades. Quando a gestante ou puérpera apresentar queixas ou dificuldades, ela receberá retorno para orientação e apoio.

O objetivo principal do programa é evitar o deslocamento desnecessário das gestantes até as unidades básicas de saúde ou hospitais, proporcionando o conforto de ter informações precisas no seu lar, evitando o contanto com outras pessoas e as longas filas de espera.

A identificação e o gerenciamento de casos com risco potencial permitem ações preventivas e uma gestão proativa da saúde. “O monitoramento das demandas subsidia o planejamento das ações e serviços de forma dinâmica, assegura o acesso a recursos adequados e promove a comunicação entre os profissionais, instituições e usuários”, finalizou Elenir.