ASSEN FOI DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLICA

– 12-09-2007 –

Projetos, Requerimentos e Indicações tramitaram nesta semana nas duas Sessões Ordinárias realizadas pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Dois projetos e dois requerimentos foram aprovados por unanimidade. O projeto 62, do executivo, autorizou a suplementação do orçamento na ordem de R$ 263.500,00. Os recursos serão aplicados nas ações das secretarias de Educação, Saúde e Ação Social. O projeto 13, do Legislativo, do vereador Irineu Miller, PT, Declara de Utilidade Pública a Associação Sensibilizar, ASSEN. Trata-se de um trabalho voluntário iniciado em 2004 no bairro São Miguel e que atualmente tem a participação de 33 crianças carentes que desenvolvem atividades musicais, artesanais e de preparo para o mercado de trabalho.

A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, requereu envio de ofício parabenizando as entidades que participaram das comemorações da Semana da Pátria na Cidade Norte, com destaque para as escolas estaduais Tancredo Neves e João Paulo II, escolas municipais Recanto Feliz, Higino Pires, XV de Outubro e Nossa Senhora de Fátima, creches Idalino Rinaldi, Marli Abdala, Sonho Meu e Zelir Vetorello, Paróquia Nossa Senhora da Salete e Escola Oficina Adelíria Meurer.

O vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, solicitou envio de ofício para o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado parabenizando pela passagem do Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. Através de Indicação Kidinho reivindicou a ampliação da rede de iluminação pública na rua Abdul Phollmann, trecho do aeroporto até o Santa Fé. O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, solicitou que a administração municipal instale os equipamentos no poço artesiano na comunidade de Rio Serrinho. Ele disse que o poço foi perfurado há mais de três anos, mas necessita dos equipamentos para entrar em funcionamento. Tupi também solicitou melhorias na estrada que dá acesso ao Recanto Renascer, na comunidade da Água Vermelha.

CEZAR E CLEBER APRESENTARAM PROJETOS

Nesta semana também foram protocolados dois projetos no Legislativo. Um deles é do vereador Anizio Cezar Pereira, sem partido, que concede o título de Vulto Emérito do município para Dirceu Carneiro, que reside em Beltrão há mais de 50 anos e preside a Amarbem desde 1984. Foi formada uma comissão de avaliação e o passo seguinte será o encaminhamento para análise em plenário.

Outro projeto é do vereador Cleber Fontana, PMDB, que altera lei municipal de 1997. Esta lei garante aos doadores de sangue a gratuidade de ingresso em espetáculos públicos sujeitos ao pagamento de ISS. O vereador Cleber Fontana quer que os doadores voluntários de medula óssea também sejam beneficiados com esta gratuidade. Ele acredita que será mais um incentivo para que as pessoas possam se cadastrar para doação de medula óssea. O projeto foi remetido para as Comissões Permanentes.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

A próxima Sessão Ordinária da Câmara será segunda-feira, dia 17, às 18 horas. O presidente do Legislativo, Ivanir Tupi Prolo, PP, determinou para a pauta a análise de dois projetos do legislativo, um projeto do executivo e dois requerimentos. O projeto 65, do executivo, trata da aquisição de área de terra de 264 m2 que será utilizada para ampliação do Posto de Saúde da Família do bairro São Miguel.

O projeto 008, do Legislativo, do vereador Irineu Miller, PT, dispõe sobre a vedação e medidas a serem tomadas no âmbito da administração municipal para coibir a prática de assédio moral. O projeto 015, da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, cria o Centro Municipal de Treinamento de Esportes Adaptados para atender pessoas com deficiências. Os dois requerimentos em pauta também são da vereadora Elenir.