CÂMARA DECLARA TV BELTRÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

12-03-2008

Nas Sessões Ordinárias desta semana, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão aprovou dois projetos, ambos por unanimidade. Um deles, do vereador Irineu Miller, PT, Declara de Utilidade Pública a Fundação TV Beltrão. Embora a TV Beltrão tenha iniciado as suas atividades em 2007, a fundação que coordena a emissora foi constituída em 1.998 e desde então vem realizando o seu trabalho. O outro projeto autorizou o executivo adquirir terreno de 300 m2, no bairro Jardim Seminário, para a complementação da área de lazer do bairro.

Através de Requerimento o vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, sugeriu ao executivo que libere a pesca no lago do Parque Alvorada nos dias 19 e 20 deste mês de março, na Semana Santa. Ele sugeriu que seja cobrado um preço acessível e a arrecadação seja destinada para entidades assistenciais. Tupi disse que o lago possui uma grande quantidade de peixes e seria o momento ideal para liberá-lo para a pesca e posteriormente colocar novos peixes.

A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, reivindicou a instalação de um telefone público na rua Sarandi, no bairro Pinheirinho. Gestionou a passagem dos ônibus do transporte coletivo em horários de pico no Loteamento Laurindo, no bairro Pinheirinho. Também pediu envio de ofício aos Correios solicitando informações dos motivos que não está havendo entrega de correspondências na rua Guatemala, no Loteamento Laurindo. O vereador Anizio Cezar Pereira, PMDB, também requereu envio de ofício aos Correios reivindicando a entrega de correspondências no Conjunto Habitacional Francisco Beltrão 2, no bairro Padre Ulrico.

O vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, reivindicou asfaltamento nas ruas Tabajara e Aguinaldo Silva, no bairro Novo Mundo. O vereador Irineu Miller, PT, sugeriu ao executivo que os servidores que atuam como agentes comunitários de saúde, contratados através de teste seletivo, sejam efetivados na prefeitura como concursados, conforme prevê a Emenda Constitucional 51. Miller também gestionou o cumprimento do Estatuto do Idoso na questão do estacionamento regulamentado, ou seja, que 5% das vagas existentes sejam destinadas gratuitamente para idosos.

Através de Indicação o vereador Celmo Salvadori, PP, reivindicou a perfuração de um poço artesiano na Linha Soares. Inclusive anexou um Abaixo-Assinado de moradores da localidade com este pedido. A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, solicitou a substituição de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio nas ruas Canário e João de Barro, no bairro Miniguaçu.

KIDINHO RECLAMA DE FILAS NOS BANCOS

Através da Tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão de segunda-feira, 10, o vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, voltou a pedir providências em relação a espera dos clientes de bancos em Francisco Beltrão. Segundo ele, em alguns casos as pessoas precisam esperar quase duas horas para receber atendimento.

Kidinho lembrou que existe uma lei municipal que estipula prazo máximo de 20 minutos para o cliente ser atendido, mas isso não tem sido respeitado. “Não estou criticando os funcionários dos bancos, que têm feito a sua parte, mas a necessidade de uma número maior de servidores para que a população possa ser atendida de forma mais ágil”, comentou.

Outro vereador que discorreu sobre o assunto foi Adair Machado, PSDB. Ele cobrou uma ação mais enérgica por parte do Procon, que é um dos responsáveis pela fiscalização do cumprimento da lei. “Precisamos cobrar do Procon uma ação mais enérgica uma vez que a lei também prevê multas e outras sanções para quem descumprí-la”, relatou Machado.

O vereador Celmo Salvadori, PP, comentou a gravidade do problema da falta de água no interior do município. Ele defende uma mobilização e um mutirão para a perfuração de novos poços artesianos. “A cada ano o problema se agrava e neste momento a situação é de extrema gravidade”, disse Salvadori. Também, lembrou que a conscientização ambiental é fundamental, visto que o problema atual foi provocado pelo próprio homem, através de devastação da natureza.

Cleber Fontana, PT, citou uma matéria da Revista Época sobre as penitenciárias estaduais do Paraná. A matéria cita que a de Cascavel, por exemplo, é considerada a melhor do Brasil em função dos programas que realiza junto aos detentos. Cleber disse que citou a matéria porque em breve uma dessas unidades será instalada em Francisco Beltrão e também para mostrar que o sistema gerenciado através do poder público pode funcionar de maneira satisfatória.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Beltrão será na segunda-feira, dia 17, às 18 horas. Serão debatidos e votados três projetos do executivo e um requerimento. O projeto 17 prevê o repasse mensal de R$ 2 mil, na forma de auxílio financeiro, para o Pinheiros Beltronense Futebol Clube, no período de março a dezembro deste ano.  O 18 concede auxílio financeiro mensal de R$ 3 mil, também até dezembro, para o Conselho Comunitário de Segurança. O projeto 19 trata da concessão de auxílio financeiro mensal de R$ 10 mil para o Centro de Treinamento Atletas do Futuro, no período de março a outubro deste ano. O requerimento em pauta é do vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB.