BELTRÃO VAI SE ASSOCIAR AO CONSAD

Uma reivindicação do vereador Roberson Artifon Fiera, PT, teve atendimento por parte da administração municipal de Francisco Beltrão. Por meio do Projeto de Lei 108, do Executivo, aprovado por unanimidade na Câmara, a prefeitura foi autorizada a participar do Consad, Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local. O repasse mensal previsto é de R$ 7.300,00.  Através do consórcio, é possível credenciar as agroindústrias dentro dos padrões e normas técnicas do SUASA, Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, do Ministério da Agricultura, possibilitando que estas empresas comercializem seus produtos em todo o Brasil.

O Consad articula e estimula ações nos municípios consorciados para viabilizar programas de segurança alimentar e de desenvolvimento, envolvendo arranjos sócio-econômicos socialmente justos, economicamente e ecologicamente sustentáveis e estruturando cadeias produtivas em processos cooperativos e solidários, além dos serviços de inspeção animal e vegetal, de acordo com os princípios e definições da sanidade agropecuária, nos padrões e normas técnicas do SUASA, que é um sistema integrado de inspeção no qual os serviços municipais, estaduais e federal deixam de atuar isoladamente e passam a fazer parte de um sistema único.

Desta forma, produtos da agricultura familiar podem ser comercializados em todo o País, abrindo oportunidades de mercado. Para tanto, o município deve outorgar ao Consórcio a contratação de serviços de médicos veterinários, agrônomos e técnicos em alimentos, para fins dos procedimentos de inspeção, legalização de unidades e produtos de origem vegetal e animal, atendendo as normas para a comercialização, bem como realizar outros procedimentos inerentes ao seu plano de ação. Francisco Beltrão possui, através do serviço de inspeção municipal, 25 estabelecimentos agroindustriais em atividade e outros cinco com inspeção estadual.