HORTAS NAS ESCOLAS

       Por iniciativa do vereador Roberson Artifon Fiera, PT, através do Projeto de Lei 34, aprovado por unanimidade na Câmara, foi criado o programa denominado de Horta na Escola, que prevê a implantação de hortas nas escolas municipais. O objetivo é incentivar os alunos a aprenderem a cultivar hortaliças e ao mesmo tempo produzir as verduras para a merenda escolar.

        Roberson destaca que é uma maneira de conscientizar os alunos quanto à importância de não usar agrotóxicos e outros produtos que podem ser prejudiciais à saúde no cultivo de hortaliças. Também auxilia para a mudança dos hábitos alimentares, agregando frutas, verduras e legumes na alimentação. Além disso, incentiva o respeito à Natureza e seus ciclos naturais através do contato direto com a terra, ensinando para as crianças os valores nutricional, terapêutico e funcional dos vegetais na alimentação.

        A Lei estabelece que a prefeitura forneça as sementes de hortaliças e o apoio técnico necessário. Instituições da sociedade civil organizada e entidades públicas poderão contribuir com sugestões, recursos humanos e materiais para viabilizar a iniciativa. Para tanto poderão celebrar convênios e parcerias com a Prefeitura. De acordo com Roberson, as primeiras iniciativas devem acontecer em 2015.